Na tarde desta sexta-feira, 29 de janeiro, os funcionários da Prefeitura de Mucuri, que não receberam o mês de dezembro e parte do 13º salário da administração anterior, puderam ir ao banco e sacar seus vencimentos referentes a janeiro, primeiro mês da gestão atual prefeito Roberto Figueiredo Costa ‘Robertinho’ (DEM).
Segundo Inês Borges Araújo, diretora do Departamento de Recursos Humanos (RH), a previsão de pagamento dos salários dos servidores públicos de Mucuri referente ao mês de janeiro, era pra esta quarta-feira (28), mas por ser a primeira folha do governo atual, os programas de computador tiveram que ser atualizados e apresentaram lentidão. “Tivemos que trabalhar muito, incluindo durante noites, para que as informações fossem atualizadas e geradas para o setor financeiro. Assim que concluímos o trabalho o dinheiro foi creditado direto nas contas dos servidores”, diz.
Na manhã desta sexta-feira (29) o prefeito Roberto Figueiredo Costa ‘Robertinho’ (DEM), informou que suspendeu a agenda de despachos com os secretários municipais, para ficar focado ao lado da equipe do RH, responsável por confeccionar a estrutura burocrática para efetivação do pagamento dos funcionários. “Todo início de gestão é complicado, especialmente em Mucuri, onde a estrutura administrativa foi deixada sucateada. Cumpro o compromisso que assumi com todos os servidores municipais, que já podem ir ao banco e efetuar o saque dos seus salários”, garantiu.
Assim que assumiu o comando do Executivo de Mucuri pela terceira vez, o prefeito Robertinho garantiu pagar os salários de janeiro aos servidores dentro do mês e falou esperar as informações acerca do empenho da folha atrasada de dezembro, para fazer previsão de receita e iniciar o pagamento.
Bloqueio
Como a gestão passada não efetuou o pagamento do INSS dos servidores públicos, a Prefeitura Municipal teve as contas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueadas pela Previdência em um total de quase R$ 2 milhões no mês de janeiro.
“Apesar dessa dificuldade, a Prefeitura efetuou o pagamento dos salários de janeiro dos servidores nesta sexta-feira (29)”, pontuou Figueiredo.
“A Prefeitura busca medidas para evitar novos bloqueios e tentar organizar um cronograma para pagar os salários de dezembro e o décimo terceiro dos servidores que também não foram pagos pela gestão passada no valor total de R$ 4,5 milhes”, conclui o gestor.