Dor no peito e suor frio, sintomas de infarto, podem surgir quando ocorre um entupimento ou bloqueio de vaso sanguíneo do coração. Geralmente, devido ao aparecimento de placas de gordura ou coágulo que prejudicam a passagem de sangue e provocam a morte das células do coração.
Os sinais podem variar em jovens, mulheres e idosos. Vão desde casos que apresentam nenhum ou poucos sintomas até traços diferentes do habitual, como confusão mental ou sonolência repentinas. Desse modo, o infarto nem sempre é facilmente reconhecido, aponta o portal Metrópoles com informações da página Tua Saúde.
Em caso de suspeita, é importante procurar uma emergência assim que possível para avaliação detalhada e início do tratamento apropriado. Veja principais indicativos:
Dor ou desconforto no peito em aperto, queimação ou peso;
Dor no peito que afeta também o ombro, pescoço, mandíbula, e braço, geralmente do lado esquerdo;
Sensação de queimação ou desconforto no estômago, sem relação com alimentos;
Dor nas costas, braços, mandíbula ou abdome;
Desmaio;
Cansaço;
Náusea;
Coração acelerado;
Palidez e suor frio;
Dificuldade para respirar ou respiração rápida.
A dor de infarto geralmente não piora ou diminui com a mudança de posição e tende a continuar mesmo com o repouso, geralmente durando mais de 20 minutos.
Em caso de suspeita, é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação detalhada e iniciar o tratamento mais adequado.