Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (23), indica que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o predileto do eleitorado paulistano. Com 40,3%, ele está um pouco à frente do segundo colocado, o ex-presidente Lula (PT), que aparece com 35,5 pontos percentuais.
De acordo com a pesquisa de intenção de votos estimulada, aparecem logo após os primeiros dois colocados o paulista radicado no Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 7,6%, e a senadora Simone Tebet (MDB), que figura com 3,6%.
Pablo Marçal (PROS) atingiu 0,6% da amostragem e Felipe D'Ávila (NOVO) 0,3%. Já Vera Lúcia (PSTU) aparece com 0,3. Enquanto isso, Léo Péricles (UP) e Soraya Thronicke (União) têm 0,1% cada. Os candidatos Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.
Nesta abordagem, 7% disseram que vão registrar o voto em branco ou nulo e 4,7% afirmaram que não sabem em quem vão votar ou que preferem não declarar voto em nenhum dos postulantes.
Na metodologia espontânea - onde os entrevistados podem indicar livremente seus políticos - os números mudam. E o quantitativo de indecisos atinge um patamar superior aos que indicam votar no candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tem 29,6%, e aos que preferem o ex-presidente Lula (PT), que surge em seguida com 24,5%.
Nela, Ciro é o terceiro colocado, com 2,5 pontos percentuais, e a senadora Simone Tebet (MDB), que conseguiu atrair 1,4% dos eleitores de SP, é a quarta colocada. Abaixo de 1% estão Pablo Marçal (PROS) e Felipe D'Ávila (NOVO), com 0,3% e 0,2%, respectivamente.
Outros nomes foram citados pelos entrevistados. Juntos eles somam 0,1%. Entretanto, os que disseram que vão votar em branco, nulo ou em ninguém representam 7% da amostra.
Para esta sondagem, o instituto ouviu 1880 eleitores de 78 municípios entre os dias 18 e 22 de agosto de 2022. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2,3%. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral é o BR-03203/2022.