Os brasileiros voltam às urnas neste domingo (30) para eleger o próximo presidente da República e governadores de 12 estados, no segundo turno das eleições 2022. A disputa nacional é entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca o terceiro mandato, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), postulante à reeleição.
As seções eleitorais de todo o país foram abertas às 8h (horário de Brasília). A votação começou de forma simultânea nos 5570 municípios brasileiros. O fechamento das urnas ocorrerá às 17h, quando começa a apuração feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O número de brasileiros aptos a votar passa dos 156 milhões. Para votar é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto. O título de eleitor não é obrigatório. A versão digital do título de eleitor também é aceita e pode ser obtida através do aplicativo e-Título.
O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou os municípios promoverem transporte público gratuito aos eleitores. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que qualquer forma de coação a trabalhadoras e trabalhadores para votar em determinada candidatura é crime. Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, do TSE.