O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar os titulares dos 16 ministérios que ainda restam ainda nesta quinta-feira (29), a menor de três dias da cerimônia de posse. Entre os nomes que serão anunciados, a expectativa é que a senadora Simone Tebet (MDB) seja oficializada como ministra do Planejamento. Até o momento, o comando de 21 pastas foram confirmadas pelo governo petista (veja mais aqui).
O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), já havia sinalizado que o governo de Lula terá 37 ministérios. O número é 60% maior do que a atual configuração da Esplanada, com 23 pastas.
De acordo com informações da CNN, o MDB deve ficar com três pastas, sendo uma delas de Simone Tebet. A legenda confirmou os nomes de Jader Filho e Renan Filho para as pastas dos Transportes e das Cidades, respectivamente.
Outros três ministérios devem ser designados para representantes do PSD. Entre os cotados estão o senador Alexandre Silveira (MG), o senador Carlos Fávaro (MT) e o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ).