O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Brasil, na noite do domingo (28) com o propósito de participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agendada para esta segunda-feira (29). Além disso, ele também comparecerá à cúpula de líderes da América do Sul, que ocorrerá em Brasília na terça-feira (30). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o evento contará com a presença de 11 presidentes.
“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estar ciente!”, publicou Maduro no Twitter.
Além de Brasil e Venezuela, estarão em Brasília para o encontro de presidentes, da América do Sul, representantes da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Equador, da Guiana, da Guiana Francesa, do Paraguai, do Suriname, do Uruguai e da Venezuela
Segundo um comunicado do Itamaraty, Lula e Maduro discutirão os progressos no processo de normalização das relações bilaterais, retomada em 1º de janeiro deste ano. Os tópicos abordados incluirão a reabertura das embaixadas e setores consulares de ambos os países, bem como a recente nomeação do Embaixador da Venezuela no Brasil.
Confira o comunicado do MRE na íntegra:
“Na reunião, os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami”.