O presidente Lula fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão nesta quarta-feira (6), em alusão 7 de Setembro, feriado da Independência. A informação foi confirmada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, à CNN Brasil. Possivelmente, o discurso terá como foco a democracia, a soberania nacional e o resgate da união das famílias.
De acordo com informações da CNN Brasil, o desfile militar deve ser mais modesto do que os promovidos durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A expectativa é de que desfilem 1.000 integrantes do Exército, 600 da Marinha e 400 da Força Aérea Brasileira (FAB), para um público de aproximadamente 30 mil pessoas.
Para a segurança, durante o desfile, o governo do Distrito Federal disponibilizou um contingente reforçado com 2.080 policiais militares e 500 civis. O número é maior do que o do grupo disponibilizado para a posse de Lula, em 1º de janeiro.
Na sexta-feira passada, o governador Ibaneis Rocha admitiu preocupação com as manifestações. Em evento realizado em Washington, nos Estados Unidos, ele destacou os ataques de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes, que classificou como “um gravíssimo incidente”.
“Semana que vem vamos ter o 7 de Setembro e há uma preocupação para todos sobre o que vai acontecer, porque o 7 de Setembro passado foi marcado por uma atuação política, não só uma atuação cívica”, comentou Ibaneis.