Em meio à escalada da guerra travada entre Israel e o grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pregou paz para as crianças brasileiras e de todo o mundo, nesta quinta-feira (12), data em que é celebrado o Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
“Hoje é um dia muito especial. Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. Feliz Dia para as nossas crianças. Que todas elas, no Brasil e no mundo, possam ter uma vida de paz com suas famílias e livres da fome. Com oportunidades de uma vida digna e com pleno acesso à educação e saúde”, escreveu o presidente em publicação nas redes sociais.
“Que a Padroeira do Brasil abençoe nosso país”, concluiu Lula, que tem despachado do Palácio da Alvorada há cerca de duas semanas, enquanto se recupera de cirurgia no quadril realizada no dia 29 de setembro.
Este não é o primeiro apelo do presidente pela proteção da população infantil, diante do conflito. Na quarta-feira (11), ele já havia se manifestado em defesa das crianças palestinas e israelenses.
“Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio. Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo”, escreveu Lula.
“É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra”, acrescentou.