Os 253 atletas que participação da Paralimpíada de Tóquio 2020 foram anunciados nesta terça-feira (6), pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento está marcado para começar no dia 24 de agosto, e terminar em 5 de setembro de 2021.
A convocação foi realizada em transmissão ao vivo no Facebook e no Youtube do CPB. O presidente da entidade, Mizael Conrado, ao lado do vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, e do diretor técnico e chefe da missão brasileira, Alberto Martins, apresentaram a delegação.
"Foi muito trabalho, muito esforço, suor, muita superação. Vivemos um momento sem precedentes na história. Estávamos todos preparados há um ano quando surgiu a pandemia e o sonho dos atletas foi adiado. A pandemia ainda continua, porém, esperamos que esteja rumando para o seu final e que os Jogos Paralímpicos sejam uma grande alavanca e representem uma recuperação dos nossos povos, já que o esporte significa resiliência e autoestima", declarou Mizael, que foi campeão paralímpico de futebol de cinco (Atenas 2004 e Pequim 2008).
Um dos principais destaques da convocação é o baiano Evânio Rodrigues, medalhista de prata na Rio-2016. No feminino, Mariana D'Dandrea é a primeira colocada no ranking mundia, na categoria até 73 quilos.
Além disso, o multimedalhista Daniel Dias, maior medalhista paralímpico brasileiro (24), participará pela última vez de uma edição dos Jogos Paralímpicos. A convocação completa pode ser conferida no site do CPB.
Ao todo, 159 homens e 94 mulheres, além das comissões técnica, médica e administrativa viajarão para a capital japonesa, totalizando os 253 atletas - a maior delegação enviada ao exterior para Jogos Paralímpicos na história.
O número só é superado pela Paralimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Por ser país-sede, o Brasil garantiu 286 atletas nas competições que foram disputadas.
Em seu Planejamento Estratégico, o CPB estabeleceu como meta manter-se entre as dez principais potências do planeta nos Jogos Paralímpicos. Os Jogos de Tóquio também reservam a possibilidade da conquista da centésima medalha dourada paralímpica na capital japonesa. Atualmente, o Brasil contabiliza 87.
A convocação completa pode ser conferida no site do CPB.