Com a queda para a Série C, o Vitória sofrerá uma queda drástica nas receitas e isso impactou no orçamento para a temporada de 2022. O Conselho Deliberativo aprovou a projeção no valor de R$ 29 milhões, uma redução de R$ 14 milhões em relação a 2021 quando disputava a Série B. Presidente interino e presidente do Conselho Deliberativo do Leão, Fábio Mota, disse que fez cortes nas despesas para manter os investimentos nas divisões de base.
"Nós, assim que assumimos o clube, traçamos um planejamento. Monitoramos a Série B, Série C, Série A. E tivemos que fazer ajuste financeiro, o clube caiu para Série C. Infelizmente tivemos que fazer demissões, fizemos 50% de corte de orçamento. Tudo para preservar a base. O investimento na base continua. Vamos continuar indo para os torneios que desejamos ir. O Ricardo é coordenador da divisão de base. Entendemos que o Vitória, para sair dessa crise momentânea, precisa da base", afirmou o dirigente.
O Vitória montou um elenco com 31 jogadores para a disputa da temporada de 2022. O time será comandado pelo técnico Dado Cavalcanti que terá à sua disposição uma mescla de jogadores contratados, dentre eles o experiente meio-campista Jadson, com jovens da base, incluindo aqueles que estão com a equipe sub-20 para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
"Existe características minha...O treinador, o ser humano, vai ser moldando a algumas estruturas. Mas ele carrega consigo um DNA. E o que eu carrego no meu DNA são os olhos voltados para os jovens atletas. Sou um ex-atleta que não tive uma carreira no profissional. Vivi muito ambiente de base, aprendi muito, principalmente com o que não se deve fazer. Os meus trabalhos são norteados por trabalhar com jovens atletas. E posso afirmar que é muito difícil trabalhar com jovens. O jovem está deslumbrado, precisa de direcionamento, atenção. É um dos pilares da minha execução do trabalho", comentou Dado na apresentação.
O foco principal do Vitória em 2022 é a disputa da Série C, onde o objetivo é conquistar o acesso à Série B. Além do campeonato nacional, o Leão também vai disputar o Campeonato Baiano e a Copa do Brasil. A estreia do time na nova temporada será pelo estadual, no jogo contra a Juazeirense, no dia 16 de janeiro, um domingo, às 16h, no Barradão, pela primeira rodada.