No último domingo, 17 de janeiro, o professor de redação Vinícius Reis comemorou, em suas redes sociais, o feito de ter acertado pela quinta vez o tema do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema da dissertação desse ano foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
“Agora eu vou olhar para 2 temas específicos dentro de saúde. Porquê? Por que são as apostas, né? Um já é aposta há 5 anos! ” – diz ele em um vídeo, postado em seu Instagram, da aula ministrada sobre o tema que viria a cair na prova.
“São cinco anos apostando que esse tema vai cair e não veio ainda, mas o fato é que pode vir! Pois é, realmente, um problema muito atual. Então, vamos lá: Saúde mental do brasileiro”.
Ele diz, em entrevista, que já trabalha o tema há anos, mas esse ano, devido à pandemia, os problemas relacionados à saúde mental estiveram muito em evidência, tornando obrigatória a discussão sobre o recorte temático em sala de aula. Grande foi a comemoração dos seus alunos, também, que lhe agradeceram em suas redes sociais.
Para ele, “acertar o tema é uma questão de estratégia, onde se analisa os temas passados e os assuntos que estão mais ‘quentes’ até o mês de abril de cada ano, que é mais ou menos a época em que a prova do Enem é formulada pelas autoridades competentes”. Em seu Instagram (@1viniciusreis) é possível acessar diversos conteúdos relacionados com redação para os alunos que vão participar das próximas edições do Enem.
Por Yuri Fernandes/Teixeira de Freitas