tabela: Subiu de 35 para 51 o número de casos confirmados de malária em cidades do extremo sul da Bahia. A informação, segundo a TV Santa Cruz , foi dada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que acompanha o surto na região.
De acordo com a emissora, são dois casos confirmados em Porto Seguro e 49 em Itabela, onde os técnicos do Ministério da Saúde estão desenvolvendo ações de monitoramento e combate à doença com integrantes da Secretaria de Saúde de Itabela e técnicos da base local da Sesab.
A maioria das pessoas que testaram positivo mora no assentamento Margarida Alves, onde um homem, infectado pela doença e que estava em Manaus, fez uma visita em outubro do ano passado.
Segundo a Coordenação de Doenças de Transmissão Vetorial da Sesab, os casos são tratados como surto porque a doença não é endêmica na região.
Entre os sintomas estão febre alta, calafrios, sudorese e dor de cabeça. Além disso, também podem surgir dores musculares, taquicardia e aumento do baço. Nos casos letais, o paciente doente o que se chama de malária cerebral.
Fonte: Atarde