Empreendedores baianos têm mostrado resiliência desde o início da pandemia e também neste primeiro semestre de 2021, após enfrentar duas ondas da Covid-19. No Extremo Sul do estado, esses novos desafios mostraram que os pequenos negócios podem e precisam inovar. Essa percepção levou uma busca maior em capacitação e aprendizagem para donos de empresas e potenciais empreendedores.
O aumento significativo do número de atendimentos nas agências Sebrae na região é fruto de ações que compreendem cursos, oficinas, palestras, seminários, workshops e consultorias.
O Seminário de Crédito, realizado em parceria com Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Desenbahia e Sicoob Extremo Sul, ofereceu capacitação on-line que reuniu 87 empreendedores e levou orientações para uma gestão adequada do financiamento de crédito junto às instituições. Já as oficinas de Planejamento para os empreendedores partilharam os conhecimentos necessários para que empreendedores desenvolvam seu plano de negócios e estruturem seus produtos e serviços de forma inovadora a partir de uma forte análise de marketing e uma consistente gestão financeira.
Outras ações também registraram resultados positivos, como o Workshop de Planejamento em Capacitação Empresarial. O Projeto Mulheres da Costa contou com a realização de consultorias nas áreas de Diagnóstico em Empreendimentos, Construção de Marketing e Construção de Planejamento Estratégico. Foram arregimentadas 14 empresas de Eunápolis, onde o programa Cidade Empreendedora, que tem parceria da prefeitura, também tem alcançado resultados positivos.
O Sebrae também apoiou o Festival Raízes de Porto Seguro. As consultorias de biossegurança para empresas do programa Revigora Turismo foram avaliadas como essenciais, principalmente diante da retomada das atividades. Neste programa, 35 empresas foram atendidas.
Revigora Saúde
Inevitável deixar de preocupar-se com questões de saúde em um momento delicado para o mundo. Por isso o Sebrae desenvolveu o programa Revigora Saúde, que, por meio de cursos e capacitações, propõe uma revisão dos modelos de negócio desses empreendimentos, através de novas formas de aprender, criar e ressignificar as ações nas empresas que estão atuando em diversos segmentos. Uma das oficinas realizadas foi “O futuro da saúde: O desafio de reinventar o mindset”.
A criação da metodologia Revigora Saúde possibilitou ao time de colaboradores e técnicos a realização do “Papo que Revigora” em uma oficina com foco nas ações de mercado com a operadoras e Azul Viagens, Hotel Urbano e Ominibees.
Na Costa das Baleias, foram realizadas consultorias de governança para as oito cidades desta região.
Renova Varejo
Em Teixeira de Freitas, o Renova Varejo atendeu 30 empresas, sendo consultorias continuadas de seis meses. Em maio, com ações focadas no marketing de oportunidade e de conteúdo, a motivação do Dia das Mães fez com que as redes sociais dos clientes do Renova Varejo tivessem um aumento no alcance de público e engajamento.
As lojas com foco em presentes tiveram destaque e puderam converter o engajamento em vendas. Ainda neste mês, foram realizadas por algumas lojas em dias alternados lives de liquidação, com o objetivo de promover a venda de produtos que estavam parados do estoque. As lives foram um sucesso e geraram um aumento médio de 90% nas vendas, provando aos empresários que é possível encontrar novas ferramentas para agregar ao setor.
O Renova Varejo oferece inúmeras possibilidades, e em junho, sendo amplamente trabalhado nas redes sociais, o Dia dos Namorados foi agitado para as empresas participantes. Foram promovidas ações de marketing de conteúdo (feed, stories, reels), parcerias com outras lojas (co-branding), parcerias com influencers e performance. Com isso, a procura e as vendas no período superaram as expectativas dos empresários e ultrapassaram o volume de vendas do mesmo período em 2020.
Projetos diversos
Para as festas juninas, em meio às restrições da pandemia, foram trabalhadas ações nos segmentos de varejo de alimentos e moda também com foco no marketing de conteúdo. No varejo de alimentos foram trabalhados conteúdos com foco nas receitas típicas e “product placement”, O objetivo foi promover um mix do segmento.
Já nas empresas de moda, foram trabalhados conteúdos relacionados a lifestyle, dicas de looks para o inverno, as tendências do xadrez/jeans/bota; gerando assim uma validação e despertando o comportamento de consumo do público.
Agro
O agronegócio também tem uma atenção especial do Sebrae. Por meio da Oficina de Orientação Técnica com novos produtores, com foco no projeto de Melhoramento Genético, foram atendidos 19 munícipios do Extremo Sul da Bahia. Ao todo, 117 produtores que aderiram ao programa de Fertilização In Vitro. Para facilitar a vida do produtor, o Sebrae disponibilizou cursos através do WhatsApp em parceria com o Sistema Faeb/Senar para capacitação sobre produtividade leiteira.
Perspectivas
Um destaque à parte, o Festival Gastronômico de Teixeira de Freitas, que chega à 8ª edição, lançando tendência e com o tema “Uma volta ao mundo”. Previsto para o mês de setembro e com mais de 30 empresas participantes, o Sebrae oferece consultoria para Gestão Eficiente para Bares e Restaurantes. A expectativa é grande sobre o desenvolvimento deste e outros que estão por vir.
São disponibilizados aos empreendedores lives sobre a reinvenção dos restaurantes e baianos que estão inovando; cursos sobre controles financeiros; Lei Geral de Proteção de Dados, créditos para micro e pequenas empresas; inteligência emocional para o crescimento do negócio; oficinas em treinamento de fotografia e marketing digital; e consultorias presenciais.
Para o gerente regional, Alex Brito, a expectativa é continuar crescendo não somente na quantidade e, sim, na qualidade de atendimentos. “O empresariado precisa entender que tem no Sebrae o parceiro para impulsionar seu negócio, desde o atendimento especializado até cursos de capacitação que trazem base para suas ideias e projetos. Nós temos outros parceiros de alto nível e a equipe está pronta para qualquer situação”, reitera Alex Brito.
Com Informações da agência Sebrae de Notícias Bahia: