Com programação especial, os pequenos teixeirenses começarão a ser vacinados contra Covid-19 neste sábado (22). Para o primeiro dia, cinco unidades que estarão disponibilizando a vacina para as crianças de 11 anos. Na próxima semana, novas datas e locais serão disponibilizados. O diretor de Vigilância em Saúde Sandro Calefi explica que a imunização começa de forma ordem decrescente de 11 para 5 anos (11, 10, 9, 8, 7, 6 e 5 anos) de forma escalonada: “As crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais, ambos com o termo de assentimento (autorização) e juntamente com os documentos de identificação da criança, seu cartão do SUS e documento de identificação de seus responsáveis legais no momento da vacinação”.
Uma informação importante é que deve haver um intervalo de 15 dias entre a Vacina Pediátrica contra a COVID-19 e qualquer outra vacina, tanto antes, quanto após: “Outro cuidado é necessário é que a criança vacinada permaneça por 20 minutos no ponto de vacinação juntamente com seu responsável legal.”
É de grande importância que o representante legal da criança informe ao profissional de saúde do ponto de vacinação caso haja febre recente, sintomas gripais e aplicação de vacina nos últimos 15 dias.
O diretor reforçou que reações locais como dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia e artralgia (dor no corpo) e outras reações após vacinação como gânglios na axila localizada no mesmo lado do braço vacinado podem acontecer.
Caso a criança manifeste dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem procurar serviço médico imediatamente.
Por TVFF/ASCOM