Nos dias 27 a 29 de março ocorreu o I Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, e o lançamento do Programa Nacional de Turismo Gastronômico contou com a presença de Maxsoely Brito, diretora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empresarial e Turismo, representando a cidade de Teixeira de Freitas. A diretora teixeirense foi uma das 100 convidadas em todo país a participar presencialmente do evento.
“Encantada com a proporção do evento, com a programação e com os temas importantíssimos abordados. Várias possibilidades para aplicarmos ao Festival Gastronômico Sabores de Teixeira foram apresentados no evento, assim como as tendências e oportunidades para o turismo gastronômico no país. Parabéns ao Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília pela iniciativa e que venha 2024”, pontuou Maxsoely.
O Seminário ocorreu em Paraty, no Rio de Janeiro e abordou as principais tendências e oportunidades que regem a gastronomia em todo o mundo, com o objetivo de desenvolver o segmento e efetivar a vocação do Brasil como destino de excelência. Durante três dias de evento, cerca de 30 palestrantes e outros expoentes do turismo gastronômico em nível nacional e internacional se reuniram na Casa da Cultura de Paraty (cidade que integra desde 2017, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Gastronomia) para compartilhar experiências e inspirar gestores, pesquisadores, estudantes e profissionais da gastronomia.
O evento foi uma realização do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Organização das Nações UNESCO, com o apoio de diversos representantes como a prefeitura de Paraty, o IPHAN, o Ministério da Agricultura (MAPA), o SEBRAE, a Embrapa, dentre outros.
A programação do seminário contou com especialistas do segmento do Brasil e de outros países como a canadense e CEO da Culinary Tourism Alliance, Rebecca Mackenzie; e a diretora de cursos e mestrados da Faculdade de Gastronomia do Basque Culinary Center, na Espanha e Idoia Calleja, compartilhando suas experiências com os presentes, e que pôde também, ser acompanhada pelo canal no YouTube do IFB e, também, pelas redes sociais do MTur.
No evento foi apresentado também o turismo gastronômico como um dos maiores motivadores de viagens por todo o mundo, onde seu protagonismo vem aumentando a cada dia e considerando sua vantagem competitiva, cada vez mais cidades ao redor do mundo procuram se posicionar como destinos de gastronomia e direcionam suas estratégias para o desenvolvimento e para a promoção do turismo gastronômico.
Além disso, foram apresentados ainda alguns dados em que a gastronomia está como o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). E no Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). O Brasil também possui quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela Unesco por conta da inovação na gastronomia: Paraty/RJ, Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC e Belém/PA.
Por TVFF/ASCOM