Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, em parceria com a Polícia Militar Mata Atlântica, está realizando uma palestra voltada ao enfrentamento e prevenção de ameaças ativas no ambiente escolar no auditório da Faculdade Anhanguera (antiga Pitágoras).
O prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, destacou a importância da iniciativa: "Nosso objetivo é garantir que as escolas sejam ambientes seguros e acolhedores para os alunos, professores e funcionários. Essa palestra é uma ação importante para aprimorar os protocolos de segurança nas nossas unidades escolares".
Os palestrantes serão o Tenente Coronel da Polícia Militar Anilton da Silva Almeida e o Capitão da Polícia Militar Júlio Anderson da Conceição Macêdo. O Tenente Coronel Almeida enfatizou a relevância da abordagem preventiva: "Nós acreditamos que a prevenção é o melhor caminho para garantir a segurança nas escolas. Por isso, vamos apresentar medidas e orientações para que os líderes educacionais estejam preparados para enfrentar e prevenir ameaças".
O Capitão Macêdo ressaltou que a palestra será uma oportunidade para discutir as particularidades do contexto local: "Cada região tem suas próprias demandas e desafios, por isso, vamos adaptar as orientações para o cenário de Teixeira de Freitas. Esperamos que os participantes possam sair daqui com novas ideias e soluções para aprimorar a segurança nas escolas".
A Secretária de Educação, Regiane Chuaith Miranda, destacou a importância de ações preventivas para garantir a segurança nas escolas: "A segurança nas escolas é uma prioridade da nossa gestão. É fundamental que todos os líderes educacionais estejam capacitados para prevenir e enfrentar possíveis ameaças. Essa palestra é uma oportunidade para atualizar os conhecimentos e garantir que nossas escolas sejam ambientes seguros e saudáveis para nossos alunos e profissionais da educação".
A palestra será executada nos turnos matutino e vespertino; portanto, cada servidor precisa comparecer em apenas um deles. A expectativa é que a iniciativa contribua para a criação de um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos.
Por Ezequias Alves