A disseminação de notícias falsas tem sido uma praga em nossa sociedade, minando a confiança pública e corroendo os alicerces da democracia. O recente episódio envolvendo o pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Coronel França, é um exemplo flagrante do perigo que as fake news representam.
Ao descartar veementemente qualquer possibilidade de apoio à reeleição do prefeito Marcelo Belitardo, João Roma presidente estadial do PL expôs a verdade por trás dos rumores infundados que circularam na região. É lamentável que indivíduos inescrupulosos tenham tentado manchar a reputação do partido e do Coronel França, semear a desinformação entre os cidadãos.
A decisão do PL de apoiar o Coronel França como pré-candidato à prefeitura de Teixeira de Freitas é legítima e reflete a vontade soberana do partido. Qualquer insinuação contrária é simplesmente falsa e maliciosa, prejudicando não só a reputação do Coronel França, mas também a integridade do processo democrático na cidade.
Além disso, é preocupante ver o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro sendo arrastado para esse lamaçal de desinformação. O PL já deixou claro sua posição e não há espaço para especulações infundadas sobre alianças inexistentes.
É hora de darmos um basta a essa epidemia de fake news. Aqueles que deliberadamente espalham mentiras e distorcem os fatos devem ser responsabilizados pelo dano que causam à nossa sociedade. A liberdade de imprensa não pode ser confundida com o direito de disseminar mentiras. É dever de todos nós, cidadãos e autoridades, combater essa prática nefasta e preservar a integridade do nosso sistema democrático.
O Falando Francamente se solidariza com o pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, Coronel França, e reitera seu compromisso com a verdade e a transparência em todas as nossas reportagens. Estamos vigilantes contra a desinformação e prontos para lutar contra ela em todas as suas formas.
Ezequias Alves
Jornalista