O Grupo dos 7 (G7) está discutindo a possibilidade de doar um bilhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para países mais pobres. O martelo vai ser batido durante a cúpula que começa nesta sexta-feira (11). De acordo com reportagem da Agência Brasil, caso a ajuda seja aprovada, as vacinas serão distribuídas até o fim do ano que vem.
Algumas horas após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometer uma medida enérgica na batalha contra o novo coronavírus, com uma doação de 500 milhões de doses da Pfizer, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que o Reino Unido doará pelo menos 100 milhões de imunizantes excedentes aos países mais pobres.
Johnson já pediu que os líderes do G7 se comprometam com a vacinação do mundo todo até o fim de 2022, e o grupo deve prometer um bilhão de doses durante a cúpula de três dias no retiro litorâneo de Carbis Bay, na Inglaterra.
Alguns grupos criticaram o plano, classificando-o como uma gota em um oceano, e a Oxfam estima que quase 4 bilhões de pessoas vão depender do consórcio Covax para ter acesso às vacinas. O programa distribui doses de vacinas contra a covid-19 para países de média e baixa renda, ressalta a Agência Brasil.
Com Informações G1