noticias Seja bem vindo ao nosso site TV FF !

MUNDO

Cofundador do Talibã que negociou com Trump volta ao Afeganistão após 10 anos

Abdul Ghani Baradar chefiou equipe que negociou acordo de paz com os EUA e cessar-fogo com o antigo governo afegão. Preso em 2010 no Paquistão, ele foi solto em 2018 a pedido de Trump.

Publicada em 18/08/21 às 09:28h - 508 visualizações

Por G1


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cofundador do Talibã que negociou com Trump volta ao Afeganistão após 10 anos  Compartilhar a noticia Cofundador do Talibã que negociou com Trump volta ao Afeganistão após 10 anos  Compartilhar a noticia Cofundador do Talibã que negociou com Trump volta ao Afeganistão após 10 anos

Link da Notícia:

Cofundador do Talibã que negociou com Trump volta ao Afeganistão após 10 anos
 (Foto: TV FF )
Mullah Abdul Ghani Baradar, um dos cofundadores do Talibã e chefe político do grupo extremista, que negociou o acordo de paz com os Estados Unidos, voltou ao Afeganistão após dez anos.

Baradar fazia parte da equipe que negociava em Doha, no Catar, um cessar-fogo com o antigo governo afegão e desembarcou na terça-feira (17) em Kandahar, a segunda maior cidade do Afeganistão.

Ele havia sido preso em 2010 em Karachi, no sul do Paquistão, e libertado em 2018, a pedido do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para participar das negociações de paz em Doha.

Baradar se tornou então o chefe do escritório diplomático do Talibã no Catar, que negociou e assinou o acordo de paz com os EUA em fevereiro de 2020 e tratava de um cessar-fogo com o governo afegão.

O acordo previa a retirada total das tropas americanas do Afeganistão até abril deste ano. O atual presidente dos EUA, Joe Biden, manteve o acordo de Trump e adiou a saída para o fim deste mês.

A maior parte das tropas deixou o país em julho, e o Talibã se aproveitou para avançar rapidamente pelo país, conquistando todas as províncias em menos de duas semanas.

O grupo extremista voltou ao poder no Afeganistão no domingo (15), após o presidente Ashraf Ghani fugir do país e o Talibã tomar a capital Cabul e o palácio presidencial.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 73998461357

Copyright (c) 2025 - TV FF
Converse conosco pelo Whatsapp!