O presidente Lula desembarca em Montevidéu, na manhã desta quarta-feira (25). O mandatário tem uma missão em particular: tentar brecar as tratativas entre Uruguai e China para um acordo de livre comércio. A avaliação é que a tratativa poderia prejudicar as pretensões do Mercosul na região. O possível acordo colocaria em xeque a Tarifa Externa Comum usada pelos países do bloco para transações entre si.
Em Montevidéu, Lula terá encontros com o presidente uruguaio, o centro-direitista Luis Alberto Lacalle Pou; com a prefeita da capital, Carolina Cosse; e com o ex-presidente do país Pepe Mujica.
“Hoje me despeço da Argentina, que tão bem nos recebeu nos últimos dias, rumo ao Uruguai. Me encontrarei com o presidente Luis Alberto Lacalle Poue farei uma visita pessoal ao amigo Pepe Mujica. O Brasil está retomando seu papel de diálogo e parcerias com o mundo.”, escreveu o presidente nas redes sociais.
“É uma visita para fortalecer o Mercosul. Acredito que a América do Sul e o destino de sucesso dela passam pelo fortalecimento do bloco econômico”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que acompanhará Lula em Montevidéu.