A Prefeitura de Itamaraju informou ainda a pouco que fechará o comércio da cidade, considerado não essencial, a partir desta quarta-feira, 7.
A medida leva em consideração o aumento do número de casos de Covid-19 no município que contabilizou 03 óbitos ontem e mais 02 nesta segunda-feira, 5.
De acordo com dados do último boletim divulgado, Itamaraju contabiliza 73 mortes por complicações causadas pelo Novo Coronavírus. Pelo menos 09 pacientes seguem internados no Hospital de Itamaraju (HMI) e outros 17 foram transferidos para leitos de UTI em outros municípios.
Em março, fez um ano que Marcelo Angênica, prefeito da cidade, que é médico, recusou 20 leitos de UTI oferecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Ao tomar essa decisão, o prefeito deixou os pacientes do município a mercê de vagas que pudessem surgir na região ou até em outros estados.
Angênica também optou por seguir na contramão de vários decretos estaduais que suspenderam o funcionamento do comércio não essencial na Bahia.
Conforme comunicado, o comércio permanecerá fechado por 12 dias, período em que só será permitido o funcionamento de supermercados, farmácias entre outros estabelecimentos considerados essenciais.