A Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri levou na manhã desta segunda-feira (31/05), uma Ação Comunitária de Prevenção ao Câncer Bucal ao Assentamento de Reforma Agrária Paulo Freire, onde funciona a Unidade 13 da ESF – Estratégia Saúde da Família, onde houve palestras preventivas e avaliação bucal pelos dentistas da ação comunitária de saúde.
O atendimento foi totalmente gratuito e voltado à população, com a finalidade de fazer o diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas e do câncer bucal. A programação da ação preventiva e de promoção de saúde, tentou conscientizar o público-alvo da necessidade do diagnóstico precoce de lesões suspeitas através do autoexame bucal, para que tenham maiores chances de cura.
Conforme a dentista Elizabeth Emília dos Santos, coordenadora odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, a maior dificuldade no tratamento do câncer de boca nos pacientes idosos tem sido o diagnóstico tardio da doença. Por esse fato, é importante alertar os pacientes para a realização de exames periódicos, feitos por profissionais, bem como para o autoexame da cavidade bucal, com o intuito de um diagnóstico precoce da doença.
Segundo a dentista Elizabeth Emília, esse alerta pode ser realizado através de medidas de proteção à saúde desenvolvidas no nível coletivo, em que as ações educativas e preventivas são realizadas no âmbito das unidades básicas de saúde, com o trabalho da equipe de saúde bucal junto aos grupos de riscos.