Morreu, aos 36 anos, nos primeiros minutos deste domingo (27), o ex-candidato a vereador pelo PT, Rodrigo Canela, criador da Biblioteca Comunitária de Ibirajá, que recebeu o nome de Antônio Canela, avô de Rodrigo. A mulher dele, Fernanda Lúcia, confirmou o óbito ao Água Preta News.
Rodrigo era autista e estava internado no Hospital Maria Moreira Lisboa, na cidade de Itanhém, desde a noite do último dia 18, com Covid-19.
Fernanda Lúcia, que também contraiu o vírus, disse à reportagem que, por ser especial, Rodrigo precisava de “uma atenção diferente” e que o hospital de Itanhém “não tem nenhuma condição de cuidar de pessoas com Covid”.
Ela acrescentou que, por causa da condição de autista, Rodrigo precisava de um acompanhante e que ele estava em surto psiquiátrico.
“Ele tinha uma condição especial e precisava de uma atenção diferente”, alegou Fernanda. “Deixaram ele entrar em crise de desespero, deitar no chão, na chuva do lado de fora do hospital, mas não conseguiram entender que ele só precisava ser tratado como alguém dentro do espectro autista”, completou.
O secretário da Saúde, o médico Roberto Matoba, disse que depois da chegada da mãe, Rodrigo passou a ficar mais tranquilo.
“Ontem fui ao hospital às 14h e ele ainda brincou comigo por causa da minha roupa”, contou o secretário. “Estava querendo marcar uma reunião pra conversar comigo sobre a política de Itanhém, até disse pra ele não se preocupar com isso naquele momento, para se concentrar apenas na sua recuperação e depois conversaríamos, sim”, acrescentou.
Agora são 34 óbitos no município de Itanhém em razão da Covid-19.
Comm Informações do Bahia Extremo Sul