A primeira edição do Festival Raízes de Porto Seguro chegou ao fim no berço do descobrimento do Brasil, com uma programação atrativa que impulsionou a economia local durante a retomada das atividades do setor. A culminância aconteceu em Porto Seguro, na última sexta-feira (30), seguindo todos os protocolos de segurança.
Com a temática uma homenagem à culinária indígena, foram 30 dias de muito aprendizado para os chefs e donos de restaurantes que participaram do evento idealizado pela Abrasel, SEBRAE, SENAC e pela Prefeitura de Porto Seguro. A ideia central do Festival é que os estabelecimentos inscritos incluam em seus menus um prato específico criado para o evento, contendo pelo menos um ingrediente obrigatório de origem na culinária indígena e o resultado foi a satisfação dos clientes que, no geral, emitiram avaliações positivas.
Como parte do suporte oferecido, o Sebrae aplicou a consultoria de “Boas Práticas de Biossegurança” para reforçar procedimentos e medidas de prevenção da disseminação da COVID-19 para os participantes de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, que contaram, ainda, com uma programação online preparatória e durante o evento.
As redes sociais oficiais do Festival e dos estabelecimentos receberam um alcance expressivo de mais de 1 milhão de acessos nas postagens, além do aumento no número de seguidores.
Os organizadores já estão preparando a próxima edição a partir do aprendizado deste primeiro evento. O desejo é de que novos participantes façam parte do mundo dos negócios gastronômicos e alcancem maiores resultados para seus empreendimentos.
“É gratificante atender o empresariado, principalmente os dessa região. Prevíamos um quantitativo e superamos nossas expectativas com 60 estabelecimentos inscritos. Isso significa que temos uma preocupação em comum: crescer juntos. O Sebrae está pronto para auxiliar sempre que possível. Tenho orgulho da equipe Sebrae e de todos os envolvidos”, expressa Alex Brito, gerente Sebrae em Teixeira de Freitas, unidade responsável por atender à região Sul do Bahia.