Com o tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o município de Mucuri se prepara para a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, na cidade de Mucuri, um espaço deliberativo onde serão discutidas as políticas públicas da assistência social.
Mas antes da 8ª Conferência, estão acontecendo 16 pré-conferências que estão sendo realizadas no município de Mucuri, objetivando discutir sobre os eixos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social e contemplam as unidades de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também as unidades de Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) com o papel preparatório para a 8ª Conferência Municipal.
Nesta terça-feira, dia 17 de agosto, foi a vez do distrito de Taquarinha sediar a sua pré-conferência municipal de assistência social, que contou com a presença do vice-prefeito Vanderlei Rezende Figueiredo (DEM), que para ele, as pré-conferências representam as atribuições das tarefas que proporcionarão a participação pública da população e, especialmente, o envolvimento dos usuários atendidos pela rede socioassistencial que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, bem como a participação social de forma organizada para a efetivação das ações do SUAS. Para o vice-prefeito Vanderlei Rezende a realização da pré-conferência é o resultado de um processo de diálogo e um espaço democrático em nível de gestão pública.
Segundo a assistente social Gelille Nonato, facilitadora do evento, o objetivo é mobilizar as comunidades que vivem em torno das instituições que compõem a rede do Cras, Creas, Casas Lares, equipamentos de saúde, entre outros. Porque, as pré-conferências estão ajudando o povo na compreensão dos eixos que serão debatidos, e como o pessoal pode participar ativamente dos debates, da formulação de propostas e da própria 8ª Conferência Municipal. Os eventos estão sendo realizados pela Prefeitura de Mucuri, por meio da SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.
Conforme a secretária Municipal de Assistência Social de Mucuri, a advogada Vanessa Porto Figueiredo, a finalidade com as pré-conferências é reunir ideias da população para discutir na conferência, convocando as comunidades locais e trabalhadores para um momento de formação de conceitos, diálogo e apresentação dos temas a serem discutidos neste ano de 2021, dando a oportunidade para que a população apresente suas demandas e propostas.
Ao longo do mês de agosto, outras 16 pré-conferências estarão sendo realizadas pelo município de Mucuri, possibilitando que os mucurienses possam interagir e sugerir na elaboração das políticas públicas da Assistência Social. Todos os encontros seguirão um cronograma estratégico para que as normas de segurança de saúde sejam devidamente obedecidas, inclusive, a obrigatoriedade do uso de máscaras.