Morreu nesta quarta-feira (27) o maestro e compositor Letieres Leite, em Salvador. A informação foi confirmada pela produção do artista.
Ainda não há detalhes sobre a causa da morte do maestro.
Letieres dos Santos Leite nasceu em Salvador e tinha 61 anos. Ele era arranjador, compositor, instrumentista e estava à frente do Instituto Rumpilezz, mesmo nome da orquestra que criou em 2006.
Além de reger a orquestra, o artista era o responsável por todo o conceito - figurinos, ambientação - passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão.
Percussionista e saxofonista que acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, o músico baiano foi o responsável pelos arranjos de muitos sucessos da musa, incluindo “Festa”, “Empurra-empurra”, “Tô na rua” e “Abalou”.
Neste ano, Letieres Leite contribuiu com arranjos para o disco Noturno, de Maria Bethania. Nas redes sociais, ele parabenizou a cantora.
"Ansioso por escutar este novo disco NOTURNO onde tive o prazer e a honra de ter feito Arranjos. Viva 🙌🏾", disse Letiere Leite, em junho deste ano.
Letieres Leite começou a “alinhavar as primeiras ideias” no tempo em que estudava no Konservatorium Franz Schubert, em Viena, na Áustria, onde morou por seis anos. De volta ao Brasil, montou uma escola chamada Academia de Música da Bahia, onde começou a desenvolver pesquisas.
Repercussão
Ivete Sangalo, cantora
"Meu amigo genial! @letieresleite. Só aprendi coisas maravilhosas convivendo com vc. A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna . Siga em paz🙏🏻❤️".
Daniela Mercury, cantora
"É muito difícil falar de alguém que a gente quer bem e admira. Que trouxe tanta beleza e novidade. Criador do @rumpilezz músico, arranjador e produtor musical talentosíssimo. Hoje é dia de chorar a partida de @letieresleite e agradecer pelo seu legado".
Carlinhos Brown, cantor
"Estamos muito tristes com essa partida abrupta do Maestro Letieres Leite, mas deixamos o motivo para Deus, o Criador. Em nós fica o agradecimento a ele e a certeza de que sua presença, tão forte, significativa e com tantas inventividades, nos fará imensa falta. Suas atenções com as origens sempre nos foi exemplar. Sua generosidade em seguir levando adiante o que aprendeu, sobretudo para os mais jovens, sempre foi motivo de inspiração para todos nós. Letieres é do sopro, e o vento de Oyá saberá como conduzir esse filho de Xangô, tão talentoso, bom amigo, e que estava em um momento brilhante de sua carreira. Muito triste com a perda dessa grande alma colaboradora. Siga em paz, companheiro, obrigado por tudo que dividiu conosco".
Emicida, cantor
"Que a terra lhe seja leve, grande professor".
Marcia Castro, cantora
"Eu estou acabada por dentro. Meu parceiro. Meu amigo. Ele me deu a mão do início ao fim desse meu novo disco. Ele fez coisa que só amigo faz para que tudo acontecesse, sempre com sorriso na fala, sempre com uma palavra de carinho imenso por minha familia, minha filha e minha música…. Nos falamos dias atrás. Eu disse que amava ele. E que era grata por tudo. Ainda bem que eu te disse isso, Leite. Eu acredito em todos os desígnios de Deus. Sou uma mulher de fé. Ainda assim, estou profundamente triste hoje. Um gênio partiu. Um amigo, sobretudo. Você é eterno em mim. Estou acabada".
Com Informações G1