Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde, a Prefeitura de Mucuri realizou a campanha “Novembro Azul”, que é uma mobilização mundial em prol da saúde masculina. Durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu diversas ações voltadas a esse público, com palestras nas unidades, testes rápidos para Covid-19, aferição de pressão arterial, solicitação de PSA (Antígeno Prostático Específico) exame de sangue que auxilia no diagnóstico de alterações existentes na próstata.
O mês de atividades do novembro azul foi intenso. As UBS mobilizaram ações em todas as unidades e a última rodada de palestras contou com o médico Alexandre Kalil, alergista, imunologista e clínico geral, que partilhou informações importantes sobre o acesso e acolhimento na rede pública de saúde, com a quantidade de procedimentos disponíveis na atenção básica, para ofertar maiores chances de cuidado aos cidadãos. O médico ainda falou sobre os índices de câncer em homens, com foco no tema da campanha, principalmente quanto aos sintomas relacionados aos problemas de próstata.
Ao analisar o desenvolvimento da campanha, o secretário de saúde Fernando Jardim avalia positivamente, pois todo planejamento foi alcançado, superando a expectativa de participação da população. Ainda explicou que no decorrer da campanha, outras orientações sobre o câncer de próstata foram partilhadas com a comunidade, entre dicas de tratamento e prevenção, detalhes sobre exames, além de outros direcionamentos a respeito das demais doenças que atingem os homens.
“Assim a Prefeitura Municipal cumpre seu processo de alerta e conscientização acerca da prevenção do câncer de próstata e saúde do homem. O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), buscou trazer vários procedimentos que reforçaram a saúde no município e principalmente nas comunidades. Hoje temos uma equipe completa que trabalha com procedimentos inéditos na região”, pontuou o secretário.
Por TVFF/ASCOM