Após o êxito nos atendimentos realizados no primeiro mutirão de glaucoma no município de Mucuri e distrito de Itabatã, com cerca de 430 pacientes em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia segunda edição deste mutirão que reforça os cuidados com a saúde dos munícipes.
Na sexta-feira (10/12) em Mucuri, os atendimentos iniciarão às 07h na Escola Municipal Raul Gazzinelli, já em Itabatã será no sábado (11/12) na Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura a partir das 07h.
Nesse mutirão os pacientes passam por uma triagem e em seguida são chamados para a realização de testes, realizados por enfermeiros. Após a avaliação, são atendidos pelo médico que realiza os exames, verificando a pressão ocular e receitando o uso de colírio para o tratamento adequado da doença. Com o diferencial que esses pacientes recebem gratuitamente os colírios apropriados para a continuidade de seus tratamentos por um período de 90 dias.
O objetivo da ação é realizar o diagnóstico precoce, encaminhar o paciente para o tratamento adequado e amenizar a fila de espera, além de fornecer a medicação para essa população.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, a equipe de saúde tem feito esse acompanhamento mais próximo ao paciente no decorrer desses meses intervalados entre um mutirão e outro, pois é preciso seguir à risca o uso da medicação, que dura o tempo exato do intervalo feito.
“Por isso convocamos todos os pacientes que já fazem o uso dos medicamentos, para continuidade ao tratamento, que compareçam à ação e aqueles que moram distante dos locais a Prefeitura Municipal disponibilizará o transporte até o local do mutirão”, explicou o secretário Fernando Jardim.
Por TVFF/ASCOM