Desde o último dia 20 de janeiro que começaram os serviços de requalificação das avenidas, ruas, praças e travessas da cidade de Mucuri para que estas vias públicas depois de niveladas recebam a massa asfáltica. O calçamento da zona central de Mucuri é muito antigo, especialmente na parte histórica da cidade, portanto, está sendo preciso reparar o calçamento e nivelar todas as vias com uma primeira massa de asfalto, para somente depois, se aplicar a massa asfáltica em definitivo.
As obras de asfalto vão alcançar praças, 15 avenidas e ruas no centro urbano de Mucuri e algumas vias públicas alternativas de bairros centrais. Inicialmente os serviços em execução são teste de drenagem, para verificar a fluidez da água. Limpeza e desobstrução das bocas de lobo da rede de esgotamento sanitário e correções de irregularidades nas vias públicas que receberão a borra do asfalto.
A cidade de Mucuri ganhará obras de drenagem, recomposição e recapeamento asfáltico em CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, nas seguintes vias públicas: Avenida Central, Rua Belo Horizonte, Rua Oscar Teixeira Siqueira, Rua Diamantina, Rua Santarém, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Nova Viçosa, Rua Raul Gazzinelli, Rua Paquetá, Rua Ilhéus, Rua São José, Rua Jovita Fontes, Rua Pedreira Franco, Rua Severino Vieira, Rua Rui Barbosa, alamedas, travessas, canteiros e praças da cidade de Mucuri.
O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), também conhecido como Concreto Asfáltico, é um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente. O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (DEM), explica que o CBUQ é uma mistura executada, aplicada e compactada a quente, produzida em usina apropriada devido ao controle tecnológico necessário. É composta por agregado graduado e cimento asfáltico, podendo conter material de enchimento se necessário. Cujos pavimentos são estruturas compostas por múltiplas camadas, sendo que o revestimento é a camada responsável por receber e transmitir a carga dos veículos, além de servir de proteção contra o intemperismo.
De acordo com o prefeito Robertinho, as ações estão sendo realizadas com recursos próprios do município e integram um plano de recomposição de várias vias públicas da cidade. E as obras de asfalto em Mucuri estão inclusas no primeiro lote, que faz parte de um grande pacote de obras planejado com zelo absoluto para atender as necessidades de cada localidade do município, já o segundo lote, atenderá ruas e avenidas do distrito de Itabatã. As obras de asfaltamento fazem parte do projeto de revitalização e modernização da cidade, que juntamente com o sistema moderno de iluminação por painéis de LED, objetiva embelezar e resgatar a potencialidade turística de Mucuri.
Por TVFF/ASCOM