A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital São José de Itabatã, realizou neste final de semana – sexta-feira (25/03) e sábado (26/03) -, 14 procedimentos urológicos: duas biópsias prostáticas, uma prostatectomia, uma orquidopexia, seis postectomias ou circuncisões, uma vasectomia e três Ressecção Transuretral de Próstata (RTU), inéditas. Desde novembro do ano passado, a Prefeitura de Mucuri investe na saúde do homem, implantando serviços cirúrgicos urológicos no Hospital São José de Itabatã.
Os novos serviços oferecidos à população do município de Mucuri com as cirurgias endourológicas, visam garantir um atendimento especializado de qualidade para a saúde do homem, e a oferta dos serviços implantados tem duração permanente. A endourologia consiste em abordagens ninimamente invasivas, e é hoje o “padrão ouro” no tratamento de várias patologias do trato urinário.
Todos estes procedimentos realizados em favor da saúde do homem são custeados 100% com recursos próprios do município de Mucuri. A RTU – Ressecção Transuretral de Próstata, realizada a laser no Hospital São José de Itabatã, é um feito inédito na saúde pública do extremo sul da Bahia, porque trata-se de um procedimento que o SUS não oferece no interior da Bahia, o SUS só cobre essas espécies de cirurgias apenas nas capitais e em algumas grandes cidades brasileiras. Já em Mucuri os procedimentos estão sendo bancados pelo próprio município.
RTU de Próstata
A Ressecção Transuretral da próstata (RTU de próstata) é um procedimento cirúrgico endoscópico para o tratamento de um dos principais problemas que acometem a próstata do homem. A hiperplasia benigna da próstata – HPB, é uma condição clínica em que há um aumento volumétrico da glândula, e quando comprime a uretra gera sintomas miccionais característicos. É muito comum em homens acima de 50 anos, mesma faixa etária em que o câncer de próstata é mais encontrado.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (UB) tem sido incisivo nas determinações e cobranças por uma gestão de saúde eficiente e que os serviços implantados sejam permanentes e constantes, e mais esta aquisição de um serviço especializado para o município, prova a força de vontade política e administrativa do gestor.
Cirurgia Minimamente Invasiva
O secretário Fernando Jardim destacou a importância daquele momento histórico: “Estamos aqui em nome do prefeito Robertinho vivenciando esse momento único, momento histórico para o município de Mucuri, onde o prefeito nos determinou que pudesse estar acolhendo os munícipes de maneira especial no que tange a proporcionar mudança de vida através das cirurgias que hoje estão sendo inauguradas no município de Mucuri. Hoje estamos fazendo três cirurgias de RTU, que são da especialidade urológica. A cirurgia de RTU são cirurgias endoscópicas, que além de ser uma cirurgia minimamente invasiva, vem trazer uma qualidade de vida e uma condição muito superior aos pacientes”, disse o secretário.
E destacou ainda: “Quero agradecer o apoio do Hospital São José e o apoio do Doutor Ulysses e do Doutor Tarcísio, que prontamente estão aí, junto conosco para realizar uma saúde melhor para nosso povo. Esse mutirão de cirurgia prostática começou ontem, onde fizemos cirurgias de prostatectomia, que é uma cirurgia aberta. Tem um paciente que há cinco anos estava aguardando essa cirurgia. O tratamento é uma competência do Estado, mas houve uma demora grande, então o prefeito Robertinho determinou que o município assumisse essa responsabilidade de maneira que estamos muito felizes, porque o momento é único e histórico para o município de Mucuri”, concluiu Fernando Jardim.
Sem dor e recuperação rápida do paciente
O médico cirurgião Tarcísio Sanders Ronacher informou que foram promovidas cirurgias endourológicas, que são cirurgias por vídeo, minimamente invasivas, com menor trauma, que reflete no pós-operatório mais rápido do paciente. “São cirurgias de próstata e cirurgia de bexiga e cirurgias de crescimento benigno da próstata. Então são cirurgias necessárias para o homem não ter que usar sonda nem tomar medicamento e é uma cirurgia que a gente faz em grandes centros, porque é o que tem de mais alto nível de tecnologia, usa energia bipolar, a gente usa soro fisiológico a recuperação do paciente é muito mais rápida”.
E adicionou o cirurgião: “O paciente que faz a cirurgia hoje (sábado), na segunda-feira a gente já pode dar alta, então segunda-feira de manhã está indo embora sem sonda. Então a gente tá trazendo esse recurso pra cá, para o Hospital São José, graças a contratação da Prefeitura de Mucuri. O secretário Fernando disponibilizou esse equipamento pra gente e, nós já realizamos as primeiras cirurgias dessa natureza aqui no hospital São José, e com certeza, todo projeto planejado vai ser um sucesso, se Deus quiser”, assegurou o médico Tarcísio Sanders.
Acrescentando: “Queria agradecer a Prefeitura Municipal, ao prefeito Robertinho, ao secretário Fernando Jardim e aos demais colaboradores, por estar trazendo esse tipo de cirurgia aqui para o município de Mucuri. É uma cirurgia inédita, então pretendo continuar aqui trabalhando junto com essa parceria. Toda gestão está de parabéns, por ter conquistado esse tipo de cirurgia aqui para a cidade. Isso é um avanço para saúde do município e a gente não precisa levar esse paciente para fora, para Salvador ou Vitória, nós conseguimos resolver aqui mesmo, no próprio município de Mucuri”, ressaltou o cirurgião Tarcísio Sanders.
Por TVFF/ASCOM