O munícipio de Mucuri está integrando oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro 2022. Mucuri faz parte da região turística Costa das Baleias e do Plano de Regionalização do Turismo. A iniciativa do Ministério do Turismo, divulgou nesta última segunda-feira (28/03), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país.
Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. Na região do baixo extremo sul da Bahia, a conhecida “Costa das Baleias” composta por 13 municípios, apenas três cidades foram certificadas e incluídas no Novo Mapa do Turismo Brasileiro, com a Categoria B: Mucuri, Prado e Teixeira de Freitas. Os municípios de Nova Viçosa e Alcobaça com a Categoria C. Cidades como Caravelas, Itamaraju e Itanhém ficaram na Categoria D. Mas, englobando toda a região do extremo sul baiano, consagrada de “Costa do Descobrimento”, apenas Porto Seguro obteve a certificação da Categoria A. O Estado da Bahia com 417 municípios, apenas 128 cidades foram certificadas no Mapa do Turismo Brasileiro 2022.
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. Os municípios do Brasil são classificados de “A” a “E” no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais por meio dos hotéis, pousadas, resorts e outros estabelecimentos do gênero.
Para a secretária Municipal de Turismo e Cultura de Mucuri, Luzinete Souto de Souza, o mapa do turismo é uma ferramenta importante para definir as estratégias de atuação do Ministério do Turismo na formulação de políticas públicas para o setor. Para a secretária Luzinete Souto, a ação da Secretaria Municipal de Turismo mostra que a Prefeitura de Mucuri tem trabalhado a gestão do Turismo com foco na regionalização e na contribuição para melhor definição e desenvolvimento das políticas públicas.
“No Mapa, teremos mais acesso a oportunidades que o Ministério do Turismo vem trabalhando, como programas de financiamento e a participação em programas estruturantes. Já somos um município certificados pelo “Selo do Turismo Responsável Limpo e Seguro” e agora fomos também certificados, por tudo que fizemos em 2021, com a nossa inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro 2022. São resultados de um esforço coletivo, município e iniciativa privada em favor do desenvolvimento do turismo e da cultura em Mucuri”, festejou a secretária Luzinete Souto.
Os municípios que não foram incluídos desta vez no Mapa do Turismo Brasileiro, podem ajustar procedimentos e se adequar para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, em 2023. A partir deste ano, gestores de turismo podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano, como explica Débora Gonçalves, secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo.
Por TVFF/ASCOM