O Prefeito de Caravelas Silvio Ramalho, o Presidente da Câmara Gilmar Souza, os vereadores Raquel Boa morte, Marcelo Sangue B, Borê, Adalírio, Alencar, João Miranda e Reginaldo, viajaram em missão oficial e participaram de uma Audiência Pública em que mais uma vez foi debatido a possibilidade da reativação da Ferrovia Bahia/Minas, realizado na ultima segunda-feira (04), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni.
Na audiência pública, os vereadores Gilminha, vereadores Raquel Boa morte, Marcelo Sangue B, Borê, Adalírio, Alencar, João Miranda e Reginaldo, demonstraram confiança no projeto e falaram sobre o assunto, em seu discurso Gilminha ressaltou a importância desta ferrovia para a região e fez agradecimentos ao empenho do Prefeito de Caravelas Silvio Ramalho e do Deputado Mineiro João Leite pelo dedicação ao projeto.
Além da comitiva Caravelense, essa audiência pública contou com presenças de José Roberto Barbosa (presidente da Petrocity Ferrovias), João Leite (deputado estadual e presidente da comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa do estado de Minas Gerais), Daniel Sucupira (Prefeito de Teófilo Otoni), além de empresários e vários outros nomes expoentes do setor econômico no estado mineiro.
O marco legal das ferrovias, apresentado no evento, é o resultado dos estudos para reativar a Ferrovia Bahia-Minas, trazendo de volta o desenvolvimento e novas oportunidades, através do transporte de cargas e de passageiros nos trens. Na prática, esse trabalho traça metas, determina o tempo de execução e a viabilidade econômica e comercial da exploração das linhas férreas.
A reativação da Ferrovia Bahia-Minas reacende a esperança dos anos áureos, quando os trens transportavam progresso e desenvolvimento. Tamanha expectativa tem uma explicação. Com a sobrecarga do transporte rodoviário, precariedade das rodovias brasileiras e o preço dos combustíveis nas alturas, a utilização da rede ferroviária pode reduzir a pressão dos preços e dos custos das empresas e promover o próprio desenvolvimento econômico do país.
Além disso, o governo mineiro ainda tem a expectativa de reforçar os cofres públicos com quase R$ 27 bilhões de reais, pela exploração das ferrovias em contratos com validade de 25 a 99 anos. E tem mais, segundo Romeu Zema (Governador de Minas Gerais), a exploração de linhas de menor extensão, conhecidas como “shortlines”, pode gerar mais de 370 mil empregos.
E é numa parte desses empregos que o Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, está de olho para promover a geração de oportunidades e renda aos caravelenses. Para ele, "a reativação da Ferrovia Bahia-Minas consagra os esforços para aumentar a oferta de empregos e de uma vida melhor para muitos caravelenses", destaca.
O deputado Mineiro João Leite um dos maiores entusiastas do projeto e que comunga do mesmo sonho do prefeito Silvio Ramalho disse , “Acredito que a reativação da ferrovia irá fomentar, o turismo, o emprego, escoação de produção, além de preservar a história de nosso povo”.
O Presidente da Câmara vereador Gilminha falou do sentimento em participar de um momento que ficará de legado ao município, “me sinto extremamente honrado em me juntar ao prefeito Silvio Ramalho e aos meus colegas vereadores nesse projeto, que se concretizando proporcionará aos caravelenses o resgate da história, além de alavancar o turismo e a economia local”, disse Gilminha.
Por Ezequias Alves/TVFF