A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado, 09 de abril, mais um mutirão de Glaucoma, no distrito de Itabatã. Os atendimentos aconteceram na Unidade de Saúde da Família 005, no bairro Gazzinelândia-II.
O Mutirão já é uma ação que acontece desde o início da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (UB), tanto na Sede de Mucuri quanto no distrito de Itabatã, contemplando os cidadãos de todas as regiões do município. Para que todos sejam atendidos, a Prefeitura também disponibiliza o transporte seguro até as Unidades de Saúde.
Os números
Dos 147 pacientes atendidos, 126 receberam colírios e foram agendados para fazer o exame de campo visual – também conhecido como campimetria – nos dias 08 e 09 de Maio, na Casa do Futuro, no centro de Itabatã. Foram distribuídos aos pacientes do mutirão 406 unidades de colírio de alto custo, por meio de um lote num valor estimado de, aproximadamente, R$28 mil. Ainda neste mutirão, foram realizados quatro exames de campimetria.
Exame de campimetria
O médico oftalmologista Luiz Gustavo Rodrigues do Nascimento, explica que o campo visual é o quanto de uma área “um olho” consegue ver quando está focado em um ponto central. O exame de campo visual, também conhecido como campimetria, é, portanto, um meio do qual o médico oftalmologista deve medir o quanto de visão o paciente possui em cada olho e quanto de visão pode ter sido perdida ao longo do tempo.
“Um exame de campo visual é usado com mais frequência para detectar sinais de dano no nervo óptico causados por glaucoma, mas também para detecção de doenças centrais ou periféricas na retina, assim como outros tipos de danos ou doenças no nervo óptico”, esclarece o médico oftalmologista Luiz Gustavo.
Saúde é assunto sério
Nos últimos 15 meses, os mucurienses têm recebido uma atenção especial, quando o assunto é Saúde Pública. Além da Atenção Básica fluir com eficiência no município, são ofertados pelo Governo Municipal – de forma periódica e constante -, consultas, exames e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e custo, com médicos de diversas especialidades.
O secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, enaltece o empenho do Poder Executivo em fazer saúde pública humanizada: “Saúde é assunto sério, pessoas importam e o nosso maior patrimônio são vidas. Cuidar de gente é a nossa premissa. É graças ao apoio do prefeito Robertinho, que não tem poupado esforços, com investimentos financeiros e em recursos humanos, para que possamos ofertar, a milhares de mucurienses, atendimentos médicos com profissionais altamente gabaritados. Tudo isso objetivando uma melhor qualidade de vida a todos os nossos munícipes”, ressaltou Fernando Jardim.
POR TVFF/ASCOM