As Secretarias de Educação e Saúde de Caravelas realizaram hoje (28) uma ação conjunta para análise de circulação do coronavírus. A testagem aconteceu na escola Francisco Henrique dos Santos e foram disponibilizados 200 testes com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar em Rancho Alegre- Caravelas. Na oportunidade foram testados cerca de 150 alunos e todos que passaram pelo teste o resultado foi negativo, o que deixa servidores e a comunidade escolar com tranquilidade para o exercício de suas atividades, sem a presença do vírus covid 19.
A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria municipal de Saúde teve à ação executada pela equipe do PSF005. A testagem possibilitará o acompanhamento da saúde das crianças que retornaram às salas de aula. "Queremos verificar se haverá impactos nas curvas de contaminação de nossa comunidade escolar após retorno às atividades presenciais da escola podendo, assim, auxiliar em novas decisões mediante avaliação do quadro epidemiológico obtido por meio do resultado da testagem", informou a secretária de Saúde do município, Marina Ramalho.
Segundo a secretária de Educação de Caravelas, Vaninha Caetano, a testagem, neste primeiro momento foi realizada na escola Francisco Henrique dos Santos e poderá ser estendida a toda rede do município.
A diretora da escola Francisco Henrique dos Santos Edinar Cerqueira Alves, aprovou a ação da prefeitura. Segundo ela, a testagem é importante para garantir mais segurança aos profissionais da educação e os alunos na volta às aulas presenciais. “Essa é uma iniciativa muito importante, porque são muitas crianças juntas ao mesmo tempo, e com o teste, nós vamos ter uma ideia como que está o contágio. A nossa equipe continua mantendo os cuidados, mas fazer os testes nas crianças traz mais confiança e segurança a nós educadores e toda comunidade escolar. Achei uma excelente ideia”, disse Edinar.
Vaninha Caetano afirma que essa testagem de alunos terá também outro grande benefício, pois será uma ferramenta para a própria Secretaria de Educação tomar decisões em relação à segurança dos estudantes, dos professores e dos servidores das unidades educacionais.
TV FF /POR PATRIK REIS