A Prefeitura Municipal de Mucuri iniciou as obras de revitalização do prédio da UPA – Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas, localizado às margens da BA-001, no bairro Pôr do Sol, na cidade de Mucuri. O prédio começou a ser construído em 2012 e de lá até aqui se passaram mais duas gestões e não concluíram a edificação. Atualmente a unidade começou a receber obras de correção na estrutura do prédio, recuperação do telhado, reboco das paredes, pinturas, implantação do sistema elétrico e construção da parte estrutural externa da edificação, objetivando inaugurar a unidade ainda em 2022.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, disse que atualmente o município vive uma nova fase de humanização e melhoria no serviço ofertado e que a Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas vai ser um marco no atendimento à população. “A unidade vai ter toda uma estrutura e equipamentos modernos, uma equipe especializada em urgência e emergência para uma maior e melhor eficiência possível no atendimento do cidadão e da cidadã. A população pode ficar tranquila, teremos uma nova estrutura e serviços mais modernos”, afirmou Jardim.
Por meio da atuação da gestão do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), a Prefeitura Municipal resgatou a credibilidade e a estabilidade institucional do município para terminar obras importantes como a Unidade Municipal de Pronto Atendimento (UPA 24h). “É o final feliz de uma história que começou há 10 anos, quando a unidade foi habilitada pelo Ministério da Saúde. Até a conclusão total do prédio, realização de chamamento público de Organização Social de Saúde para fazer a gestão compartilhada da UPA, mas a obra foi paralisada e, nós vamos pôr a Unidade Municipal de Pronto-Atendimento 24 Horas de Mucuri para funcionar, mesmo depois de um longo percurso”, assegurou o prefeito Robertinho.
Ao assumir a atual gestão da Prefeitura de Mucuri em 1º de janeiro de 2021, o prefeito Robertinho colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no município, entre as quais a UPA 24h. Ao tomar posse e conhecer o estágio da UPA, Robertinho se deparou com 64% do seu cronograma executado. A real situação da unidade era ruinosa com materiais elétricos furtados, infiltrações e a edificação depredada, além da última etapa da obra, a estrutura física da parte externa, onde se baseia a logística da unidade. Em pouco mais de um ano e meio, a atual gestão concluiu o processo de retomada da obra junto ao Ministério da Saúde, realizou licitações para revitalização da unidade a aquisição de equipamentos hospitalares com recursos próprios do município e promoveu um chamamento público que definiu a Organização Social de Saúde que fará a gestão compartilhada da unidade municipal.