noticias Seja bem vindo ao nosso site TV FF !

regional

Secretaria de agricultura e EMEF Cecília Caires em parceria com o SPRTF/SENAR promove curso de Olericultura básica em Alcobaça

Publicada em 28/07/22 às 11:42h - 855 visualizações

TV FF


Compartilhe
Compartilhar a noticia Secretaria de agricultura e EMEF Cecília Caires em parceria com o SPRTF/SENAR promove curso de Olericultura básica em Alcobaça  Compartilhar a noticia Secretaria de agricultura e EMEF Cecília Caires em parceria com o SPRTF/SENAR promove curso de Olericultura básica em Alcobaça  Compartilhar a noticia Secretaria de agricultura e EMEF Cecília Caires em parceria com o SPRTF/SENAR promove curso de Olericultura básica em Alcobaça

Link da Notícia:

Secretaria de agricultura e EMEF Cecília Caires em parceria com o SPRTF/SENAR promove curso de Olericultura básica em Alcobaça
 (Foto: TV FF )
A Secretaria de agricultura e EMEF Cecília Caires em parceria com o SPRTF/SENAR, inicia curso de olericultura para pais de aluno esteve presente na abertura o secretário de agricultura Rubens Farias, e o chefe de departamento de agricultura Genilson Oliveira, a direção da escola, professora Nilza e equipe representantes da secretaria de educação do município, presidente do sindicato dos produtores rurais de Teixeira de Freitas Dorivaldo Neves, diretor regional do SENAR Gilson Liberato. O Município de Alcobaça através da secretaria de agricultura recebeu do consórcio construir, equipamentos para assistência técnica para agricultores do município, entre os itens recebeu 1 moto, 1 tablet

No mesmo evento onde ocorreu a feira agroambiental foi entregue o primeiro certificado de inspeção municipal SIM do município de Alcobaça a um empreendimento de pescados, o selo de inspeção municipal SIM foi emitido através de parceria entre o município de Alcobaça e consórcio construir/governo do estado da Bahia, o selo de inspeção traz melhor condição de comercialização dos produtos de origem animal com isso agregando valores aos produtos a serem comercializados entre os itens recebidos consta uma moto, 01 tablet e kits de produção, resfriador de leite, kits de irrigação, mudas de mandioca, máquina forrageira para ração animal.

 
Olericultura é o termo utilizado para designar o cultivo de plantas com consistência herbácea, geralmente com ciclo curto e tratos culturais intensivos. São as conhecidas hortaliças produzidas em hortas. Para instalar uma horta, geralmente, não há a necessidade de uma área grande, dependendo da finalidade da produção. O fundamental é observar as condições climáticas, insolação, o tipo de solo, a topografia, vento, água e até o acesso ao local. Para garantir uma produção de hortaliças de qualidade a  Secretaria de agricultura e EMEF Cecília Caires em parceria com o SPRTF/SENAR realizou no municipio de Alcobaça o  curso Olericultura básica em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia (SENAR/BA), representado no curso  pelo o assessor regional do Senar Bahia Gilson Liberato. No curso os produtores rurais do município de Alcobaça, no extremo sul da Bahia, participaram do treinamento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas. Segundo o Presidente da entidade Dori Neves,  foram repassadas noções de escolha do local, coleta, amostra e preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras, plantio de sementes e mudas e transplantio.


Além disso, foram trabalhadas questões de segurança e saúde no trabalho voltado para a prevenção de acidentes e os cuidados com o meio ambiente. “eles aperfeiçoaram conhecimentos sobre os tratos culturais, a colheita, o transporte e, posteriormente, o armazenamento correto das hortaliças”, explicou Dori.


De acordo com Gilson Liberato , para preparar o solo é necessário retirar uma amostra e fazer sua análise, com isso é possível saber em quais condições se encontra o solo com relação aos nutrientes disponíveis. “as informações tecnológicas e cuidados com a segurança no trabalho são indispensáveis para os produtores que trabalham nesta ocupação”, reforçou Gilson.


Segundo Dori Neves, é de suma importância a capacitação dos trabalhadores rurais para que obtenham melhores resultados em suas atividades profissionais, atuando corretamente, de acordo com as técnicas indicadas. “a profissionalização, por sua vez, proporciona ao trabalhador rural o preparo para a atuação e a competitividade no mercado de trabalho, para que desempenhe sua função com qualidade”, finalizou Dori.

Por Ezequias Alves/Alcobaça




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 73998461357

Copyright (c) 2025 - TV FF
Converse conosco pelo Whatsapp!