Nas últimas avaliações do Ministério de Saúde, o município de Mucuri alcançava o topo do ranking da saúde pública no Extremo Sul da Bahia, a cada ano mantendo os indicadores e notas excelentes, saindo do 7º lugar – posição ocupada em janeiro de 2021, quando a atual gestão assumiu o governo. Assim, as notas após avaliação dos índices, mantinham o município de Mucuri no 3º lugar ainda no primeiro quadrimestre, 2º lugar no segundo quadrimestre e manteve a 2ª colocação no terceiro quadrimestre de 2021.
Essa avaliação pertence ao Programa Previne Brasil, instituído pela Portaria nº 2.979/19, modifica o modelo de financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS) e cria mecanismos que induzem a responsabilização dos gestores e profissionais de saúde pelas pessoas que assistem. O Programa tem como princípio, a estruturação dos serviços e a organização dos processos de trabalho das equipes de saúde, para melhor atender a população que assistem.
Dentre estes mecanismos, está o Pagamento por Desempenho, que é o repasse financeiro para o município, baseado no resultado dos 07 indicadores definidos pelo Ministério da Saúde, contemplando ações que atendam desde a saúde da mulher, pré-natal, saúde da criança a situações de condições crônicas e outras questões.
O pagamento por desempenho é um dos componentes que fazem parte da transferência mensal aos municípios. Nesse componente, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados apurados através de uma análise feita da produção das Equipes de saúde da Família no SISAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) e, a verificação destes indicadores, permite avaliar o acesso, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados pelas equipes à comunidade.
O alcance deste objetivo são méritos das equipes de Saúde da Família que não mediram esforços para implementar melhorias nas ações e atendimentos prestados à comunidade.
De forma inédita, o município de Mucuri eleva a qualidade dos serviços ofertados em saúde pública e como fruto, o primeiro lugar entre os 21 municípios do Extremo Sul da Bahia, como melhor atenção básica saúde.
Com esse resultado, o prefeito Municipal Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (UB), parabeniza toda equipe, bem como ao secretário de saúde, Fernando Jardim, por mais uma vez elevar o nome de Mucuri e da saúde pública para a região.
“Foi possível alcançar esse excelente resultado devido aos esforços dos profissionais de saúde, principalmente nos últimos anos que exigiram ainda mais dedicação de todos. São profissionais que se empenham o máximo possível para oferecer saúde de excelência e humanizada para a nossa população, então gostaria de parabenizá-los e dizer que estamos juntos na construção de um novo tempo para o município de Mucuri”, celebrou o prefeito Robertinho.
ABAIXO O RANKING DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL
1º Mucuri
2º Caravelas
3º Medeiros Neto
4º Nova Viçosa
5º Lajedão
6º Ibirapuã
7º Itanhém
8º Vereda
9º Guaratinga
10º Itapebi
11º Eunápolis
12º Itabela
13º Teixeira de Freitas
14º Alcobaça
15º Prado
16º Itamaraju
17º Porto Seguro
18º Santa Cruz Cabrália
19º Itagimirim
20º Belmonte
21º Jucuruçu
Por TVFF/ASCOM