O Major Carlos Eduardo Barbosa não comanda mais a 88ª CIPM que tem como área de atuação as cidades de Alcobaça, Caravelas e Prado. A decisão tomada pelo Governador Rui Costa foi divulgada no diário oficial, nesta sexta-feira (16), deixando os moradores dos três municípios surpresos.
A suspeita é de que a exoneração tenha sido por perseguição política, por um suposto apoio do Major à candidatura Bolsonarista. Na mesma publicação, Rui Costa também exonerou o tenente-coronel Gondim que comandava uma escola Militar em Jequié. O candidato ao governo ACM Neto fez duras críticas ao governador e chamou de inaceitável a postura tomada após o Militar, fora de serviço, acompanhar um evento do candidato.
"Um absurdo mexer no que está dando certo. A polícia ganhou um papel mais forte na Costa das Baleias. Ele foi o único Major que pensou nos distritos. Criou bases em São José e no Guarani recentemente. Uma decisão como essa nos pega com muita surpresa sobretudo revolta pela motivação sem caráter técnico”, disse um morador.
Major Barbosa preferiu não comentar sobre a reportagem. Quem vai ficar no lugar dele é o Major Soeiro. O site Alcobaça Notícias procurou o governador e aguarda retorno.