Em contato com a prefeitura de Alcobaça referente aos últimos episódios, envolvendo alguns professores que estavam em protesto em frente a Prefeitura, recebemos a seguinte informação.
O tema que gerou toda discussão envolvendo os representantes da APLB sindicato, está em torno de um tema já conhecido, que são os precatórios.
Segundo o Prefeito Zico, a proposta que foi apresentada para os professores é de 60% do valor que está em conta, para ser rateado entre os professores com direito e 40 % seja revertido em investimentos de infraestrutura na educação.
O valor em conta é de 20 milhões, e ficaria 12 milhões para os professores e 8 milhões para investimentos em reformas, conclusões e outras ações.
A APLB sindicato sinalizou que seja só usado para investimentos 1 milhão de reais, e que 19 milhões, seja divido entre o professores. O prefeito Zico informou que a proposta da APLB é inviável porque o município precisa de investimentos em infraestrutura de educação.
Zico afirma que irá cumprir todo plano de investimento e de uso do recurso aprovado na gestão passada, e que já pegou o bonde andando, pois os recursos ja tiveram gastos iniciados na gestão passada e sem contestação do Sindicato.
Esse é o impasse
Zico quer ratear 12 milhões com os professores e 8 em investimentos na educação.
Os professores querem 19 milhões e que apenas 1 milhão do valor em conta seja direcionados para investimentos.
Por PHILIPPE VIEIRA/ASCOM