Lajedão: A solidariedade já entrou em cena quando, Joana dos Santos Passos, de 39 anos, mãe da criança Malu Passos Martins, de 05 anos, moradora da cidade de Lajedão-BA, entrou em contato com o Radialista e Jornalista Edvaldo Alves, e relatou a necessidade de uma cirurgia a qual sua filha Malu, com diagnóstico de Paralisia Cerebral, precisa fazer. Trata-se de ima cirurgia de custo elevado.
Edvaldo Alves, que está acostumado com os desafios da vida, ouviu o relato da mãe, e de imediato, pediu autorização do diretor da Rádio FM Eldorado, o empresário Sérgio Guimarães, que imediatamente o autorizou e entrou também na Campanha do Bem. Joana dos Santos Passos, disse à Reportagem do Liberdade News que sua mãe um dia percebeu que a Malu não sentava, e isso não era normal, pois o pescoço dela não era firme e questionou "Procuramos uma especialista, uma neurologista e ela pediu os exames, onde foi confirmado que a Malu tinha Paralisia Cerebral. Malu passou por profissionais em Fonoaudiologia, Equoterapia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Estamos nessa luta desde então, e a Malu reagiu muito bem. Ela não vai ter mais rigidez muscular, então, ela não vai ter deformidades no pé e na perna, ou luxação de quadril".
"Malu passou por uma consulta com o cirurgião no dia 21 de Junho de 2022, com o Neurocirurgião Francisco Alencar, onde a Cirurgia de Risotomia Dorsal Seletiva, foi indicada. A cirurgia Neurológica ficou no valor de 90.000.00 (noventa mil reais), que é realizada na cidade de Terezina/PI. Malu precisa do procedimento da Cirurgia em caráter de urgência, considerando o seu quadro clinico (Paralisia Cerebral Espática - Deficiência Física)."
"Segundo os médicos, a espacidade evolui com piora progressiva, levando a dor e deformidades graves com luxação no quadril, deformidades nos pés, postura de flexão de joelhos, e de abdução das coxas (padrão em tesoura), gasto enérgico intenso pela contração mantida (espacidade), deformando a criança, normalmente de caráter permanente, e a cirurgia deve ser realizada o mais urgente possível, para minimizar as implicações clinicas da criança e da piora progressiva devido à espacidade. Malu já está com encurtamento de flexores plantares".
A Campanha da Solidariedade está lançada, sua ajuda é bem-vinda. Malu pede ajuda de amigos, familiares, e a todos que possam realizar essa corrente do bem, para que ela possa realizar a Cirurgia de Risotomia Cerebral, o mais rápido possível. As doações poderão acontecer através do – PIX (73) 98124-2717 - Joana Passos (mãe), ou na conta corrente – Bradesco 30785-8 / Agência/3197-6, em nome de Joana dos Santos Passos.
Por: Lorena Souza/TVFF