O prefeito, vice-prefeito e os vereadores eleitos neste ano em Mucuri foram diplomados pela Justiça Eleitoral, em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (17/12), no Auditório Rosalvo Francisco da Silva da Câmara Municipal de Mucuri. A solenidade, promovida pela Justiça Eleitoral, marca o encerramento oficial do processo eleitoral no município e simboliza a legitimação dos eleitos para o exercício dos mandatos.
Na cerimônia, a Justiça Eleitoral entregou os diplomas que comprovam que os candidatos foram escolhidos pela vontade popular e que estão aptos a tomar posse. Antes da diplomação, é necessário que as contas de campanha dos eleitos sejam julgadas e aprovadas, garantindo que o processo eleitoral foi conduzido de forma regular.
A mesa foi composta pelo juiz eleitoral Henrique Lima Pereira, pelo juiz criminal Renan Souza Moreira; o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho”; o presidente da subseção regional da OAB, advogado Daniel Moraes; o presidente da Câmara Municipal de Mucuri, vereador Xandão Seixas; o novo comandante da 89ª CIPM de Mucuri, capitão Uendel Bonfim; o comandante da CAEMA, major Savio Silva e o subcomandante do Comando de Policiamento Regional, tenente-coronel Anilton Almeida.
A solenidade ainda contou com a presença de diversas autoridades e familiares dos diplomados. O juiz Henrique Carlos Lima Alves Pereira, presidente da 35ª Zona Eleitoral da Comarca de Mucuri/Nova Viçosa, destacou em discurso que o pleito de 2024 foi o que teve o resultado mais rápido e agradeceu uma série de órgãos públicos que deram suporte à Justiça Eleitoral no município de Mucuri. “Agradeço a presença de todos, especialmente aos que receberam aqui o diploma nessa data, desejando, mais uma vez, boa sorte aos eleitos”, declarou o magistrado.
O prefeito Robertinho também fez um breve discurso e agradeceu primeiramente a Deus, ao povo de Mucuri e a sua família, nominando a sua esposa Lucinha e a filha Rayssa presentes no plenário, pelo feito de ter conquistado o 4º diploma de prefeito eleito do município. “O povo de Mucuri já entendeu que a época da politicagem já ficou pra trás, tanto que as eleições deste ano foram fruto puramente do trabalho. Ao receber esse diploma, significa que Mucuri entendeu que o município precisa continuar crescendo. Temos grandes desafios a partir de janeiro, maiores do que os que já enfrentamos. Ao lado do meu atual e futuro vice-prefeito Vanderlei Rezende e da nossa equipe, trabalharemos por cada mucuriense e faremos uma gestão histórica, à altura da votação que tivemos”, disse Robertinho.
Quem são os eleitos:
O prefeito Robertinho (UB) foi reeleito no dia 6 de outubro de 2024, para o seu 4º mandato com 35,41% dos votos válidos, totalizando a quantia de 8.163 votos – representando 1.119 votos de frente do segundo colocado, Gecivaldo Maciel de Oliveira, o “Gelson da Padaria” (PSD) que obteve 30,55% com 7.044 dos votos válidos – com 265 votos de diferença do terceiro colocado, Paulo Alexandre Matos Griffo, o “Paulinho de Tixa” (PSB), que obteve 29,40% com 6.779 votos válidos.
Quando o prefeito deixou o espaço da diplomação, um grupo de pessoas o esperava na porta do prédio principal da Câmara Municipal e todos foram conduzidos ao Plenário do Cidadão, onde o prefeito Robertinho se reuniu com todas elas e fez um breve discurso de agradecimento: Em sua fala, o prefeito reiterou que continuará trabalhando em prol de toda à população e anunciou como primeira obra do seu novo mandato, a pavimentação completa do bairro Beira Rio, na sede. “Um prefeito, quando está na Prefeitura, ele governa para todos. Independente do partido, de raça, de cor. Nós estamos aqui para servir o mucuriense. A política passou e nós temos que conduzir nosso município com muita tranquilidade, valorizando todas as pessoas, as leis, os limites e aos índices. Nós temos que conduzir de maneira muito respeitosa e trabalhar ainda mais para superamos o atual mandato”, concluiu Robertinho.