Mucuri reúne inúmeras condições prazerosas para que o turista viaje para curtir suas belezas naturais. As falésias exuberantes e praias paradisíacas são alguns dos bons motivos para você visitar Mucuri neste período do verão, sem agito e sem aglomeração. Em Mucuri, um dos municípios que sediam as mais luxuosas praias do nordeste do Brasil e sempre atraiu turistas por causa das suas belezas naturais e dos seus carnavais.
Mucuri não é só famoso pelo seu status industrial, comercial, agropecuário, pesqueiro e cultural, o seu turismo também é forte e os seus maiores atrativos estão nos seus 45 quilômetros de praias. Desde o limite do município com Nova Viçosa até o Riacho Doce, córrego que limita Mucuri com o município de Conceição da Barra, local de importante divisa de estados, entre a Bahia e o Espírito Santo, onde o território de Mucuri vem exibindo suas exuberantes praias de falésias, lençóis, riachos, sombras e cenários de tirar o fôlego.
As praias da sede, após sofrer alteração geográfica com o advento da erosão costeira, ganharam longas faixas de areia e piscinas naturais na maré baixa, propícias para diversão de famílias inteiras. A orla da cidade, foi toda revitalizada pela atual gestão e ganhou passarelas ao longo da sua extensão, bem como, parques infantis e áreas esportivas. Mucuri é atualmente um dos destinos mais procurados da costa do descobrimento do Brasil.
Passarela do Gigica
Uma atração elegante existente na cidade de Mucuri é a Passarela do Gigica, bem ao lado do porto do rio Mucuri. Trata-se de uma passarela ecológica que permite a observação dos caranguejos em seu habitat natural. É uma estrutura sustentável com um caminho gostoso entre o mangue e a praia. Nas margens é possível encontrar algumas frutas típicas e saborosas como a nossa tradicional pitanga.
A caminhada pela Passarela Ecológica do Gigica é sempre recomendada na maré baixa para que o visitante interaja com maior precisão ao ficar admirando os crustáceos do mangue, como caranguejos, guaiamuns e aratus, além de uma enorme família de saquis que vive no local, que são macacos de hábitos diurnos. Na hora do pôr do sol, o lugar fica ainda mais lindo e as aves são um espetáculo à parte.
O ponto litorâneo mais sedutor e luxuoso do município de Mucuri é naturalmente as praias da região da Costa Dourada, um fantástico cenário marítimo ladeado pelo mais natural paredão, perfeito para assistir o sol nascer ou se pôr. A imagem do sol mergulhando no mar fica ainda mais bonita, emoldurada pelo colorido dos barquinhos de pescadores sobre os reflexos dos paredões naturais e ondas bailarinas.
Mucuri possui incríveis destinos no seu litoral sul, ideais para quem quer dar uma pausa na rotina e descansar longe de qualquer agitação. Costa Dourada é também um dos locais mais calmos e rústicos do Nordeste, abriga pequenas pousadas e restaurantes sem tirar o charme do balneário.
45 Km de Litoral
Com 45 quilômetros de litoral entre praias urbanas e virgens com belíssimas falésias e inúmeros coqueirais, Mucuri é um tesouro natural situado na zona turística da Costa das Baleias, com 18 praias pela ordem de norte/sul: Sendo 14,3 Km no litoral norte e 30,7 Km no litoral sul, tendo como divisa do limite Norte-Sul, a foz do rio Mucuri.
Norte/Sul: Praia Jacutinga, Praia Jardim das Tartarugas, Praia da Vila, Praia Baía do Sol, Praia do Pôr do Sol, Praia das Malvinas (Praia da Orla/Praia do Centro/Praia da Barra), Praia da Ponta “Boca da Barra”, Praia da Gamboa, Praia da Barra Nova (Vista Linda), Praia do Gesuel, Praia do Camurugi, Praia do Rio das Ostras “Sossego” ou “Domingo”, Praia dos Coqueiros, Costa Dourada, Praia Dois, Cacimba do Padre, Lençóis e Riacho Doce.
Para quem gosta de sol, praias virgens, lagoas, rios e córregos rodeados pela mata atlântica, as praias do litoral sul de Mucuri oferecem aos visitantes um conjunto formado por belas praias, rios, cachoeiras, manguezais e áreas de restinga. Um convite ao descanso e também aos esportes de aventura. No total, são 18 praias, medindo cada uma, cerca de 2 km, incluindo algumas com maior infraestrutura e outras nas quais se chega apenas por meio de longas caminhadas pelas trilhas sobre as falésias ou pela costa marítima.